Você sabia que aprender educação financeira possui grande importância para quem busca equilíbrio nas finanças? A economista brasileira Cláudia Angélica Martinez explica que essa é uma forma de uma pessoa buscar conhecimentos que a ajudem a lidar de forma mais consciente com seu dinheiro. Quer conhecer mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo.
O que é educação financeira?
Para quem nunca ouviu falar, a educação financeira trata-se de conhecimentos que visam ajudar os indivíduos a lidarem de forma consciente com suas finanças. Através de temas como sistema financeiro, crescimento econômico, empreendedorismo, cartões de crédito e previdência social, será possível que uma pessoa administre de forma inteligente e estratégica o seu dinheiro.
Sabendo da sua importância, em 2020, o ensino da educação financeira foi incluído nas Normas da Base Nacional Comum e passou a ser obrigatório nas escolas. A empresária Cláudia Angélica Martinez acredita que essa é uma forma de fazer com que os jovens cresçam com esses ensinamentos em mente e apliquem nas suas futuras vidas financeiras.
Por que aprender educação financeira?
Como citado, aprender educação financeira é de grande importância. Isso porque, através desses conhecimentos, a visão de uma pessoa em relação ao seu dinheiro irá mudar de forma que ela consiga adquirir equilíbrio e estabilidade. Sendo assim, problemas como dívidas em atraso, empréstimo, conta no vermelho e metas frustradas, deixarão de ser frequentes na vida das pessoas.
Principalmente com o alto número de pessoas endividadas no Brasil, aprender educação financeira irá possibilitar que uma pessoa viva de maneira estável a curto e longo prazo. De acordo com a economista Cláudia Angélica Martinez, com esses ensinamentos aplicados, sonhos como casa própria, carro novo, faculdade e viagem dos sonhos estarão mais perto de serem alcançados.
Como aplicar a educação financeira?
Algumas práticas da educação financeira podem ser aplicadas no dia-a-dia de quem busca ter maior controle sobre suas finanças. Uma delas, é realizar um planejamento com todas as receitas e despesas. Através dessa lista, será possível definir quais são os gastos primordiais e eliminar aqueles que são desnecessários.
Por fim, outro ponto fundamental sobre aprender educação financeira, é buscar conhecer sobre os diferentes tipos de investimentos. Sobre isso, a renomada empresária Cláudia Angélica Martinez vislumbra que aprender a investir e aplicar os outros conhecimentos presentes nesse tipo de educação, é uma forma de conquistar estabilidade financeira.
Add Comment