A prefeita Adriane Lopes (PP), que era vice, assumiu a gestão da capital após a renúncia de Marquinhos Trad (PSD) em 2022 para disputar o governo do estado e pretende disputar a reeleição. Já o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), defende a pré-candidatura de seu partido, representada pelo deputado federal Beto Pereira.
O MDB deve deixar a definição sobre quem será o concorrente ao Executivo local para o início de 2024. No entanto, o ex-governador André Puccinelli (MDB) tem dito que quer se lançar ao pleito e com apoio de legendas de direita. Uma das possibilidades seria ter como vice a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil), que também avalia concorrer à vaga.
O PL quer lançar candidato próprio, mas ainda não anunciou quem será o escolhido. Por ora, o nome que está colocado é o do presidente do diretório estadual, o deputado federal Marcos Pollon. Contudo, a sigla também mantém negociações com outro possível candidato por uma aliança: Capitão Contar (PRTB).
Na ala mais à esquerda, a Rede Sustentabilidade já definiu que o vereador Professor André Luís será o nome que vai disputar as eleições. O PT, por sua vez, também terá candidatura própria, e anunciou o nome da deputada federal Camila Jara para a disputa.
Adriane Lopes (PP)
Adriane Lopes, 43 anos, nasceu em Grandes Rios (PR), mas vive em Campo Grande (MS) desde os 9 anos. Formada em Direito e Teologia, Lopes atuou como advogada e trabalhou na Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Foi eleita vice-prefeita na chapa com Marquinhos Trad (PSD) em 2016 e em 2020. Em maio de 2022, assumiu a gestão da cidade com a renúncia de Trad para concorrer ao governo. Foi a segunda mulher a alcançar o feito na capital. A atual prefeita de Campo Grande é pré-candidata à reeleição nas eleições municipais de 2024.
André Luís Soares (Rede)
André Luís Soares, 61 anos, nasceu em Uberlândia (MG), é formado em Medicina Veterinária e Direito, e trabalhou como professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É cofundador da ONG de animais Fiel Amigo. Em 2020, foi eleito vereador pela primeira vez. A Rede Sustentabilidade já confirmou que o Professor André Luís será candidato à Prefeitura de Campo Grande nas eleições municipais de 2024.
André Puccinelli (MDB)
André Puccinelli, 75 anos, nasceu na Itália, e se naturalizou brasileiro. Formado em Medicina, fez carreira como médico e produtor rural. Por isso, em 1983, comandou a Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul. Em 1986, foi eleito pela primeira vez deputado estadual, feito que repetiu no pleito seguinte. Depois, em 1994, chegou à Câmara dos Deputados. Em 1998, foi eleito prefeito de Campo Grande. Em 2010, tornou-se governador do Mato Grosso do Sul. Em 2017 e em 2018, chegou a ser preso preventivamente pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Lama Asfáltica. Apesar de o anúncio oficial ainda não ter sido feito, Puccinelli tem dito que pretende ser candidato a prefeito de Campo Grande nas eleições municipais de 2024, com apoio de partidos de direita.
Beto Pereira (PSDB)
Humberto Rezende Pereira, 46 anos, é natural de Campo Grande (MS). Ele é graduado em Direito, mas atua como empresário. Na política, foi eleito prefeito de Terenos (MS) por duas vezes, em 2004 e 2008. Nas eleições de 2014, conquistou uma vaga na Assembleia Legislativa do estado. Depois, chegou à Câmara dos Deputados, onde cumpre o segundo mandato consecutivo. Agora Beto Pereira deve ser candidato a prefeito de Campo Grande nas eleições municipais 2024.
Camila Jara (PT)
Camila Jara, 28 anos, é natural de Campo Grande (MS). Jara é estudante de Ciências Sociais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Ela se engajou na política como militante no movimento estudantil. Em 2020, foi eleita vereadora. Na ocasião, foi a parlamentar mais jovem da Casa, e a única mulher. Em 2022 se elegeu deputada federal. Em outubro, o PT anunciou que Jara é pré-candidata a prefeita de Campo Grande nas eleições de 2024.
Capitão Contar (PRTB)
Renan Barbosa Contar, 40 anos, é natural de Campinas (SP). Contar se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e fez carreira como oficial do Exército. Em 2018, Contar deu início à carreira política e foi eleito deputado estadual pelo PSL, quando se aproximou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2022, disputou o 2º turno da eleição para governador do Mato Grosso do Sul, mas perdeu para Eduardo Riedel (PSDB). Agora Capitão Contar pode ser candidato a prefeito de Campo Grande nas eleições 2024.
Marcos Pollon (PL)
Marcos Pollon, 38 anos, nasceu em Campo Grande (MS). Ele é formado em Direito e atuou como advogado. Disputou uma eleição pela primeira vez em 2022, quando foi eleito deputado federal. Pollon é o presidente do diretório estadual do PL. Embora ainda não tenha sido confirmado pelo partido, Marcos Pollon é um dos cotados para ser candidato a prefeito de Campo Grande nas eleições 2024.
Rose Modesto (União Brasil)
Rosiane Modesto de Oliveira, 45 anos, é natural de Fátima do Sul (MS). Modesto trabalhou como professora e musicista. Em 2008, foi eleita vereadora. Nas eleições de 2014, foi eleita vice-governadora na chapa com Reinaldo Azambuja (PSDB). E em 2015, assumiu o comando da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho do estado. No pleito de 2018, foi eleita deputada federal, a mais votada do estado na ocasião. Atualmente, Rose Modesto é presidente do diretório estadual do União Brasil e superintendente da Sudeco, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste. O partido planeja realizar pesquisas de opinião para avaliar quais são os candidatos competitivos para o pleito em 2024. O nome de Rose Modesto é cotada para ser candidata à Prefeitura de Campo Grande nas eleições municipais de 2024.
Add Comment