Você sabia que ter um bom mix de produtos na farmácia é essencial para manter bons resultados em seu comércio? Para Manoel Conde Neto, empresário e fundador da Farma Conde, o primeiro passo para obter sucesso no ramo farmacêutico é possuir uma grande variedade de produtos em sua loja. Por isso, investir no mix de produtos é algo indispensável a todo empreendedor farmacêutico.
A importância do mix de produtos
Diversificar o portfólio da farmácia é fundamental para que o empreendedor farmacêutico se destaque na região e consiga expandir as saídas, tendo excelentes resultados de fechamento. Por isso, investir no mix de produtos é um modo de potencializar as vendas e aumentar a qualidade do relacionamento cliente e loja.
Na percepção do empresário Manoel Conde Neto, a maior quantidade de opções e o relacionamento mais direto entre consumidor e farmácia resultam em um aumento do ticket médio. Isso porque, enquanto o cliente circula pela loja, acaba comprando mais produtos do que o planejado. Seja por curiosidade, indicação do balconista ou por encontrar um produto que compra em outro lugar e aproveitar a jornada de compras, ao identificar uma maior variedade de opções, se sentirá incitado a levar mais itens.
Em um mercado competitivo, como o deste setor, investir apenas em medicamentos não fará com que a loja expanda seus resultados. O empresário Manoel Conde Neto entende que há a necessidade do empreendedor farmacêutico entender que a variedade de produtos deve ser tanto para produtos farmacêuticos, como de higiene e beleza.
A gestão de categorias na farmácia
E, para tornar a experiência de compras do consumidor a melhor possível, é preciso que a farmácia, além de bom atendimento e variedade, saiba expor os produtos. Lembre-se que, acima de tudo, o cliente busca facilidade de encontrar aquilo que precisa. Por isso, não basta apenas investir na variedade de produtos, é preciso melhorar a exposição dos itens disponíveis para garantir melhores resultados nas vendas.
Na visão do empresário Manoel Conde Neto, uma farmácia deve ser um ambiente limpo, claro e em que a fácil visualização do produto seja eficaz, por isso, a organização e o posicionamento correto dos itens é fundamental. Nesse aspecto, é preciso que o gestor se atente ao projeto mobiliário da loja, para que seja planejado com gôndolas específicas que distribuam bem os produtos.
Com uma determinada classificação feita por cores e nomenclaturas e um bom mobiliário, é possível trabalhar com uma Gestão de Categorias que se baseia no estudo de hábitos de seus clientes, ou seja, de sua movimentação na loja. Com essa comunicação visual específica, os consumidores conseguem visualizar mais rapidamente produtos que necessitam e que, muitas vezes, nem estavam planejando levar.
Para o empresário Manoel Conde Neto, alinhar a variedade de produtos com uma gestão de categorias eficiente é a melhor maneira de assegurar uma experiência de compras eficaz aos clientes que resulta num maior aumento das vendas. O empreendedor farmacêutico que deseja prospectar mais clientes e se destacar na região, deve, portanto, investir em um mix de produtos assertivo e numa organização estratégica.
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