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6 passos fundamentais para o trabalho em equipe nas organizações

Muitas empresas encontram dificuldades na hora de implantar o conceito de trabalho em equipe entre os colaboradores, normalmente por julgarem ser um processo rápido e com resultados imediatos. No entanto, por mais importante que seja, a implantação do trabalho em equipe leva tempo e requer mudanças na cultura organizacional, ou seja, no modo que a empresa interage com seus funcionários.

Para disseminar esse conceito, é necessário que certas práticas sejam aplicadas no dia a dia da empresa. Por isso, neste texto vamos desenvolver o conceito de trabalho em equipe e apresentar os 6 hábitos fundamentais para incentivar o trabalho em equipe! Vamos começar?

O que é trabalho em equipe?
O trabalho em equipe é a prática de integrar o trabalho dos membros de uma equipe de forma a tornar a execução das tarefas mais simples e ágil, gerando um resultado melhor.

Veja também: trabalho colaborativo

Assim, trabalho em equipe não é apenas um grupo de pessoas que trabalham juntas, e sim o hábito de prezar pela convivência amigável entre os colaboradores e pelo trabalho colaborativo, em busca da melhoria do ambiente de trabalho e do desempenho da empresa. Continue lendo, que vamos te apresentar os principais hábitos que incentivam o trabalho em equipe!

6 passos fundamentais para promover o trabalho em equipe
Entre tantos hábitos que desenvolvem a ideia de trabalho em equipe nas empresas, existem 6 que são fundamentais para que isso seja possível. São eles:

1 – Esteja presente
O gestor de uma equipe deve acompanhar cada parte da execução de uma função, para entender como os membros trabalham e se relacionam. Além disso, deve se disponibilizar para sanar qualquer dúvida e resolver qualquer problema que a equipe encontre, garantindo que nenhum empecilho afete o resultado final.

Um gestor que está sempre por perto e ajuda seus colaboradores é tratado com respeito e, apesar de ser uma figura de poder, é tratado como igual. Os funcionários o veem como exemplo a seguir e, assim, se esforçam para melhorar como profissionais e entregar resultados melhores.

2 – Conheça seus colaboradores
Mais do que funcionários desempenhando uma função, as equipes são compostas por pessoas. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes os colaboradores de uma empresa não conhecem seus colegas tão bem. Essa relação de trabalho impessoal passa a ilusão de foco nas funções, porém na realidade afasta os membros das equipes e torna o trabalho mais automático e maçante.

Quando os colaboradores se conhecem, no entanto, há uma relação de empatia e amizade entre as equipes. Por isso é recomendável implantar dinâmicas de integração que incentivem a interação casual entre colaboradores, além de prezar constantemente pelo trabalho em conjunto.

3 – Incentive o diálogo
Incentivar o diálogo não é apenas prezar pelo convívio amigável entre os colaboradores, mas também pela resolução de pequenos conflitos e discussão racional diante de empecilhos e decisões. Uma equipe que não se comunica não é capaz de trabalhar de forma integrada, pois não há feedback do resultado de uma etapa ou tomada de decisão sobre um problema na execução de uma tarefa, como a falta de recursos, por exemplo.

Se a equipe tem o hábito do diálogo, ela se torna mais independente, já que consegue resolver pequenos empecilhos internamente. Desse modo, o resultado final é mais unificado e de acordo com as expectativas.

Veja também: comunicação, uma habilidade fundamental no seu dia a dia

4 – Aprenda a lidar com as adversidades
Ainda que as equipes conversem entre si, certos conflitos serão inevitáveis, principalmente quando há choque de opiniões. Quanto maior a equipe, maiores as chances de desavenças surgirem. Diante do design de um produto, por exemplo, a equipe está dividida entre dois estilos diferentes. Como figura de poder, é importante que o gestor se mantenha imparcial e resolva o conflito de forma justa, como por meio de uma votação, no caso.

Para mudar o comportamento das equipes diante de adversidades como essas, é necessária toda uma mudança na cultura organizacional, que pode levar meses para ser implantada. Apesar do esforço e do tempo levado, o modo como a empresa lida com situações desse tipo reflete diretamente no desempenho da organização.

Seja organizado e tenha planejamento
Planejar cada etapa do trabalho de uma equipe simplifica sua execução e evita o surgimento de conflitos, já que fica definido quais membros vão executar tal etapa, quanto tempo ela deve durar e como a entrega final deve ser.

Por meio dessas definições, a equipe consegue trabalhar aproveitando melhor seu tempo, e conseguindo focar em outras funções, além da relação entre colaboradores.

5 – Divida as tarefas
Uma das vantagens do trabalho em equipe é conhecer as competências e limites de cada membro da equipe, tornando a divisão de tarefas mais justa. Nenhum dos colaboradores fica sobrecarregado e as chances de um burnout acontecer são menores.

Quando cada um sabe exatamente o que precisa fazer, a execução de uma tarefa se torna mais organizada e ágil, e os colaboradores também sabem onde conseguir ajuda diante de alguma dificuldade, ou seja, qual colega de trabalho será capaz de ajudar.

6 – Reconheça e celebre conquistas
Quando uma equipe atinge determinada meta ou entrega um resultado, mas não é reconhecida por seu trabalho, os colaboradores se sentem desvalorizados e, consequentemente, desmotivados a continuar se esforçando para realizar suas funções. Ou seja, sentem que seu trabalho não agregou nada à empresa.

Por outro lado, quando o gestor reconhece o esforço por trás de cada resultado e parabeniza seus colaboradores por isso, eles passam a entender seu impacto na empresa e a trabalhar de modo a gerar melhores resultados. As comemorações podem ser simples, como um agradecimento ao fim de um projeto ou uma recompensa quando uma meta é batida. Isso ajuda também na integração dos colaboradores, que trabalham juntos para entregar bons resultados e melhorar o desempenho da empresa.