Início » Iniciar um negócio com a sua família realmente é uma boa estratégia?
Noticias

Iniciar um negócio com a sua família realmente é uma boa estratégia?

Juliano Luiz Casamalli
Juliano Luiz Casamalli

Começar um negócio com seus familiares pode ser uma das experiências mais gratificantes de sua vida. Conforme comenta o sócio fundador da Neo Prosperity, Juliano Luiz Casamalli, a ideia de trabalhar juntos, alcançar um objetivo comum e construir um legado pode ser uma perspectiva empolgante, e não é à toa que grande parte dos negócios bem-sucedidos começaram através de uma iniciativa familiar, não é mesmo?

Por isso, neste artigo, discutiremos cinco razões pelas quais iniciar um negócio junto com sua família é considerado uma ótima ideia por muitas pessoas de sucesso. Portanto, se você está cogitando essa possibilidade e quer entender um pouco mais sobre cada vantagem oferecida durante o processo, está na hora de pegar a sua agenda e começar a anotar cada tópico que mencionaremos aqui!

Construindo relacionamentos fortes

Conforme comenta Juliano Luiz Casamalli, que também é sócio na Olam FiT, o primeiro ponto interessante é que começar um negócio com sua família pode criar laços e relacionamentos fortes que duram a vida toda, isso ocorre porque a experiência compartilhada de construir um negócio e a confiança que vem com ela podem ajudar a criar um senso de trabalho em equipe. Além disso, trabalhar em conjunto pode ajudá-los a entender os pontos fortes e fracos um do outro.

Confiança e lealdade

Mas para falar a verdade, uma das maiores vantagens de iniciar um negócio com sua família é a confiança e a lealdade que o acompanham. Os membros da família são mais aptos a serem leais uns aos outros e ter os melhores interesses genuínos, logo, isso pode ser bastante importante nos estágios iniciais de um negócio, quando as coisas podem ser difíceis e o suporte que vem de fora pode ser pouco.

Visão compartilhada

Além disso, começar um negócio com sua família significa que vocês compartilham uma visão e um objetivo comuns, e isso pode ser um motivador poderoso e pode ajudar a impulsionar o negócio. Inclusive, conforme comenta Juliano Luiz Casamalli, como vocês compartilham uma visão, é mais provável que estejam na mesma sintonia quando se trata de tomada de decisões e estratégia.

Controle e flexibilidade

Não podemos nos esquecer de que quando você inicia um negócio com sua família, você tem mais controle sobre a direção do negócio. Você pode tomar decisões com base em sua visão e valores compartilhados, em vez de ter que responder a partes interessadas externas, e iniciar uma empresa familiar pode oferecer mais flexibilidade em termos de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo que você passe mais tempo com eles.

Construir um legado

Finalmente, começar um negócio com a família pode ser uma forma de deixar um legado para as gerações futuras. Conforme comenta o sócio fundador da Bmc digital, Juliano Luiz Casamalli, ao trabalhar juntos para criar algo significativo, você pode deixar um impacto duradouro como herança para a família e ver o sucesso do negócio pode ser motivo de orgulho e inspiração para as próximas gerações.